sábado, 8 de abril de 2017

World Book Tour Abril: Alemanha


Trouxe este livro da biblioteca para poder participar no projecto do grupo do facebook World Book Touro qual tenho vindo a divulgar aqui pelo blog. No presente mês de Abril deveriam ser lidos autores de nacionalidade alemã. Quando vi a lista de autores sugeridos por algumas das dinamizadoras do projecto, dei de caras com Patrick Suskind. Autor do tão afamado livro, O perfume. De Suskind, apenas tinha lido essa mesma obra e, ao contrário de muitas outras pessoas, não me tinha tocado especialmente. 

Contudo, a experiência que tive com este pequeno livro foi completamente diferente. Tanto é que me é impossível atribuir-lhe qualquer outra pontuação que não as 5 estrelas.Gostei mesmo bastante. 

Basicamente, a narrativa gira em torno de uma única personagem, das suas rotinas e do conforto que estas lhe proporcionam. Isto até ao ponto da história em que ele se depara com uma pomba e questiona várias coisas na sua vida, pensa fazer mudanças e, de algum modo, sobressaem todos os traços extremamente obsessivos que o caracterizam. Tudo isto acaba por ocorrer num único dia embora dê para compreender, através da escrita do autor, quão diferentes são os dias habituais e qual o transtorno que as mudanças que o contacto com a pomba causa nas rotinas diárias do nosso personagem. Neste ponto, é possível depreender que unicamente aquelas rotinas, pautadas por comportamentos obsessivos, são o que lhe trás tranquilidade isto porque, na minha opinião, nem sequer se poderá falar em felicidade uma vez que a personagem é uma pessoa bastante só. Uma pessoa que, para além disso, não tem qualquer tipo de relação de afectividade e que passa os dias a desempenhar um determinado número de actividades rotineiras como, o ir para o trabalho aquela hora em ponto, o levar a roupa à lavandaria sempre dentro da mesma mala e sempre no mesmo dia. Qualquer obstáculo a este trajecto digamos assim faz com que ele acredite que aquele já não será um bom dia.  

Li este pequeno livro num ápice e, sem dúvida que foi uma escrita que me prendeu completamente e me levou a querer ler mais do autor e, quiçá, reler O perfume.


Sem comentários:

Enviar um comentário