domingo, 30 de julho de 2017

TAG | "Acumulador de livros"

Quando vi a resposta a esta TAG no canal da Dora, identifiquei-me de imediato com o seu título. Afinal, que apreciador de livros que se preze, não é, nem que seja um pouco, um acumulador. Confesso que tenho imensos livros que não li mas continuo a comprar mais e mais livros. Acho que nunca os irei ler a todos mas, existe sempre algum lançamento que gostaria de ler ou algum livro do qual ouço opiniões positivas e que me desperta vontade de ter.

1 – Acumulador - Qual o livro que  do qual te deverias livrar, mas por alguma razão não consegues? (Orgulho de ter lido? Foi presente? Ainda queres ler? Tens algum laço afectivo?)
Inês de Portugal de João Aguiar. Foi um livro que já li duas vezes e que não achei nada de extraordinário mas do qual não me consigo livrar sobretudo pelo facto de ter sido recomendado por uma professora de Português da qual gostava bastante. Foi um livro comprado pelos meus pais e que li a primeira vez andava talvez no 9ºano.

2 – Coleccionador compulsivo – Qual livro ou edição sonhas ter? (livro raro, autografado, primeira edição)

Tenho as duas primeiras edições ilustradas de Harry Potter e gostava de ter a colecção completa, à medida que os livros forem sendo publicados. Melhor do que tudo seria ter todos os livros autografados pela autora e pelo ilustrador =)

3 – Caos confortável – Qual o livro da tua estante foi o mais acolhedor? 
Estava grávida quando li A marca secreta de todas as coisas de Elizabeth Gilbert. Adorei e é um livro que, na altura, foi muito acolhedor, muito aconchegante. Proporcionou-me bons momentos. 

4 – Nostalgia – Qual a história interessante que tiveste com algum livro que tens na estante?
Mais uma vez vou mencionar um volume da saga Harry Potter que, sinceramente, já não me lembro muito bem qual foi mas acredito ter sido um dos últimos a sair. As livrarias iam abrir à meia-noite para o lançamento. O meu pai estava a sair do trabalho às 23h e como sabia que eu gostava imenso de ter o livro, foi comprá-lo e colocou na minha mesa de cabeceira. Quando acordei e o vi lá fiquei super feliz. 
Uma outra história tem a ver com o livro Harry Potter e a criança amaldiçoada lançado no ano passado no dia 31 de Julho. Qualquer fã que se preze sabe que J.K. Rowling e HP partilham a mesma data de aniversário, 31 de Julho. Pois que a minha filha nasceu em 2016 nesse mesmo dia e uma das prendas de nascimento que os meus pais lhe deram foi precisamente a edição em inglês de Harry Potter e a criança amaldiçoada.






5 – Não toca nas minhas coisas! – Qual livro não gostas de emprestar ou tens medo de perder?
Vou tornar-me repetitiva mas não empresto os livros ilustrados de Harry Potter. Não, não e não! =)

6 – Ansiedade – Qual o livro que ficaste tão animado para ler que não quiseste nem sair de casa?

Habitualmente fico bastante entusiasmada quando leio um bom policial. Geralmente, quero saber o "culpado" e fico bastante agarrada ao livro.

7 – Compra no impulso
Hum, vários (mea-culpa!). Ou me encanto com a capa ou com o preço promocional ou sei lá mais o quê. Um dos últimos que posso mencionar é, Letras escarlates de Anne Bishop que comprei na Feira do Livro de Lisboa.

sábado, 29 de julho de 2017

World Book Tour Maio: Andorra

Embora o blog tenha andado meio parado, as leituras têm continuado. Somente não me tem apetecido escrever opiniões nem sei bem dizer porquê. Certo é que até tenho gostado de algumas das coisas que tenho lido. 

As leituras para o projecto World Book Tour estão atrasadas. Apenas terminei a leitura de um autor nacional de Andorra na passada semana e tenho a dizer que foi extremamente difícil encontrar um livro traduzido para português. Acabei por saber através da página do projecto livrólico em questão que existiam obras traduzidas de um autor chamado Albert Salvadó. Pesquisei na biblioteca e lá consegui requisitar O anel de Átila. Começo por dizer que lhe atribui 3 estrelas no Goodreads.


O livro é sobre a história do império romano e as batalhas entre imperadores dos vários impérios. Inclusivamente, o seu título inclui a frase A decadência do Império romano. A história é narrada na primeira pessoa por Severo, um nobre romano membro do exército de Gala Plácida. Corre o final do século V e o guerreiro bárbaro Átila aterroriza toda a Europa, saqueando, violando e conquistando. É um romance histórico que dá a conhecer tramas e assassinatos políticos, intrigas de eunucos e relações incestuosas.

É um livro que até está bem escrito e que se compreende que teve por base uma pesquisa exaustiva. Contudo, foi um livro que não me cativou grandemente. Sinto que demorei uma eternidade a lê-lo e, inclusivamente, várias vezes, dei por mim a pensar abandonar a leitura. Confesso que houve momentos que a leitura foi feita de um modo mais transversal e o facto da edição que li apresentar vários erros ortográficos também não foi muito bom pois fez com que a leitura não fluísse tão bem quanto eu desejaria.







Editora: Terramar
Ano publicação: 2004
Nº páginas:  317 páginas
Pontuação atribuída: 3 estrelas no Goodreads


O certo é que, até agora, tenho gostado de participar neste projecto pelo facto de me ter proporcionado conhecer através das minhas leituras, novos países, seus costumes e tradições. Isto acabou por não ocorrer no livro escolhido dado que Andorra nem sequer é mencionada no livro. Isso foi um factor que também me desiludiu um pouco nesta leitura. Como tenho feito para todos os anteriores países, fiz uma pequena pesquisa sobre Andorra sendo que partilho convosco alguns dos meus achados.

Oficialmente, Andorra é designada por Principado de Andorra. É um pequeno país situado no continente Europeu mais concretamente entre o nordeste de Espanha e o sudoeste de França. É o único país do mundo cuja língua oficial é o catalão mas em que também se fala português e francês. É o 6º país mais pequeno da Europa e a sua capital é Andorra-a-velha.

Durante vários séculos, Andorra foi essencialmente, um território agrícola e de pastorícia cujo  domínio era disputado por catalães e franceses. Essas disputas terminaram com a criação de um tratado que permitia que ambos governassem. Torna-se uma democracia parlamentar em 1993.


Considerando o facto de se situar acima dos Pirenéus, Andorra é, predominantemente, um país montanhoso sendo considerado o segundo país mais montanhoso da Europa.


Factos curiosos: 

- Anteriormente isolado, hoje em dia, têm-se verificado um crescimento do turismo. Isso acrescido ao facto de ser considerado um paraíso fiscal torna o principado um país extremamente próspero;

- Os habitantes do país são predominantemente estrangeiros. Os andorranos ocupam uma fatia de cerca de 33% da população. Maioritariamente, os habitantes são espanhóis, portugueses e franceses;
- Não existe moeda própria. O país utiliza a moeda das nações vizinhas neste caso, o Euro;

- É o país do mundo cuja expectativa de vida é maior, cerca de 83,52 anos;

- Actualmente, é o único país cujo governo é uma diarquia, isto é, a chefia é partilhada por dois chefes de estado que são denominados co-príncepes;

- Não é um membro da UE mas usufrui de uma relação especial com os seus membros como por exemplo, ser tratado como membro na troca de produtos manufacturados (sem tarifas) e como não-membro na troca de produtos agropecuários;

- Andorra comunica-se com o exterior somente através de vias terrestres. Não dispõe de linhas férreas nem de aeroporto. Não existe serviço de transporte público;

- Dentro do país, o serviço de correio é gratuito. 


Ao ler sobre o país fiquei imensamente curiosa. Quase que parece um país muito fechado sobre si próprio mas com o qual toda a gente quer estabelecer relações. Terá a ver com o facto de ter vários benefícios fiscais? Vi imagens fantásticas do país algumas das quais partilho aqui convosco e, sem dúvida que, futuramente, vou querer saber mais sobre Andorra.




segunda-feira, 3 de julho de 2017

Opinião #8: A família, Mário Puzo









Editora: Dom quixote
Ano publicação: 2002
Nº páginas:  446 páginas
Pontuação atribuída: 4 estrelas no Goodreads




Uma saga de ambição e sede de poder. Romance póstumo do autor de O Padrinho. A família agora chama-se Bórgia, estamos no renascimento, a Peste Negra abala a Europa, mas nas cidades as artes, as letras, a ciência conhecem um novo esplendor. Em Roma, Alexandre VI, o Bórgia, assume o papado, e com ele chega uma nova e faustosa etapa no poder papal. A corrupção contamina a Igreja. Os altos dignitários eclesiásticos visitam os bordéis e mantém várias amantes, aceitam subornos, vendem bulas.O retrato de uma época de fausto e decadência, de ambição e corrupção, de uma família (o Papa Bórgia e os seus filhos César, João, Lucrécia e Godofredo) que conquistou o mundo, mas que pagou um alto preço por isso.



Li este livro na sequência do projecto Historiquices da Elisa (A miúda Geek). Abril era o mês dedicado a Lucrécia Bórgia uma personalidade que me suscitava alguma curiosidade. Já foi tarde que me dei conta de que este livro de Mário Puzo era sobre a família Bórgia e de que, curiosamente, existia na biblioteca da minha cidade. Assim sendo, comecei esta leitura em Maio e terminei em Junho. É um livro complexo que merece que lhe seja dedicado algum tempo. Nota-se que tem por trás imensa pesquisa, imenso estudo. É um livro para ir lendo e saboreando aos poucos. 

Contextualiza-nos historicamente toda a época do Renascimento e dá-nos a conhecer os excessos do papado de Alexandre VI, o papa Bórgia. Fala-nos de conflitos de interesses, jogos políticos, casamentos de conveniência e "guerras" entre membros da mesma família. 

Nisto tudo, não consegui deixar de ver Lucrécia Bórgia com um mero peão no jogo movido pelo pai e pelos irmãos. Uma mulher que casou por diversas vezes. Casamentos combinados pelo pai, tendo por base interesses políticos sempre justificados pelo bem da igreja católica. 

O livro acaba por não ser todo ele dedicado a Lucrécia Bórgia. Pelo contrário, acabei por ficar com a sensação que dava maior relevo a César Bórgia e ao próprio papa Alexandre VI.  No entanto, gostei bastante do livro e conto ler outros livros do autor nomeadamente um dos mais conhecidos e afamados, O padrinho.  Sobre os Bórgia e, mais especificamente sobre Lucrécia vou, sem dúvida, procurar saber mais seja através de livros e/ou séries/filmes existentes. 

sábado, 1 de julho de 2017

Maratona Literária de Verão 2017

Esta é a segunda edição desta maratona cuja organização está, mais uma vez, a cargo do blog Flames e do blog Agora que sou crítica. Participei na primeira edição que ocorreu no Verão passado e foi uma experiência bastante positiva. Penso que foi das primeiras maratonas que participei e até correu bastante bem dado que consegui concluir a maior parte dos desafios. 

Esta é uma maratona que irá decorrer durante os meses de Verão mais especificamente de 18 de Junho de 2017 a 22 de Setembro de 2017. São 23 desafios literários sendo que, cada livro só pode entrar em uma única categoria. O objectivo é concluir a maior parte dos desafios mas, acima de tudo, passar bons momentos e ter boas partilhas com outros amantes de livros. Para além dos desafios literários, foram criados 3 desafios fotográficos que acrescentam 5 páginas extra na contagem final de páginas lidas durante a maratona.

Foi criado um grupo do facebook para podermos ir partilhando leituras e opiniões. O grupo pode ser acedido através do link https://www.facebook.com/groups/1886302631617570.

Seguem-se as categorias e os livros que escolhi para cada uma delas sendo que, como já vem sendo hábito, tenho as expectativas extremamente elevadas. 

1. Ler um livro noutra língua



2. Ler um livro de um autor português



3. Ler um livro que compraste há mais de um ano



4. Ler um livro infantil



5. Ler um livro publicado em 2017



6. Ler um livro de um autor que nunca leste







7. Ler um livro recomendado por um youtuber/blogger



8. Ler um livro com um título curto



9. Ler uma graphic novel, BD ou mangá



10. Ler um livro com menos de 100 páginas



11. Ler um livro escrito por mais do que um autor



12. Ler um livro escrito antes de 1999



13. Ler um livro que ganhou algum tipo de prémio



14. Ler um livro que pediste emprestado



15. Ler um livro do Plano Nacional de Leitura



16. Ler um livro que se passe num lugar que sempre quiseste visitar



17. Ler um livro que tinhas planeado ler em 2016 mas que acabaste por não ler







18. Ler um livro em que o título tenha 15 letras



19. Ler um livro passado num país europeu



20. Ler um livro publicado antes de teres nascido







21. Ler um livro sobre viagens no tempo



22. Ler um livro para terminar num dia



23. Ler um calhamaço (livro com mais de 500 páginas) 

 

Cinematona #3

Durante o mês de Junho decorreu mais uma Cinematona organizada pela Dora. Foi a terceira e, até agora, participei em todas. É super interessante porque, actualmente, vejo muito poucos filmes e, ao participar, acabo por ver bem mais do que o habitual. Para além disso, vejo coisas que, de outra forma, talvez nunca visse quer pelo facto de não ter interesse quer pelo facto de desconhecer a existência.

Pois bem, até tenho vergonha de escrever o post porque esta maratona acaba por ser um fiasco total. Das 12 categorias propostas apenas completei 3. Vergonha!!!

No entanto, vou falar dos filmes que vi e daqueles que tinha escolhido para as restantes categorias e que conto ver brevemente (seja lá o que isso for). Temos então:

1. Um filme com a temática LGBTQIA+




 
Título: A rapariga dinamarquesa (The danish girl)
Duração: 1h59m 
Ano: 2015
País: UK | USA | Germany | Denmark | Belgium
Género: Biografia, Drama, Romance 
Director: Tom Hooper
Com: Eddie Remayne, Alicia Vikander, Amber Heard


2. Um filme com a temática da toxicodependência



Título: Trainspotting
Duração: 1h34m
Ano:1996
País: UK
Género: Drama
Director: Danny Boyle
Com: Ewan McGregor, Ewen Bremner, Jonny Lee Miller
Classificação: 8 estrelas no IMDB



Já tinha ouvido a Dora falar por diversas vezes deste filme. Nunca o tinha visto. Recentemente saiu a continuação e esse facto acabou por despertar mais a minha atenção. A cinematona foi o momento perfeito para vê-lo. 
É um filme intenso e com um ritmo rápido. Um filme que aborda a temática das drogas e das dependências de forma nua e crua, como se costuma dizer. Retrata nada mais do que a realidade. Sem subterfúgios. Fala de como o grupo tem uma certa influência na mudança de comportamentos e de como o ser humano é capaz de tudo para satisfazer as suas necessidades. 


3. Um filme com uma personagem com problemas mentais


  
Título: Uma mente brilhante (A beautiful mind)
Duração: 2h15m
Ano: 2001
País: USA
Género: Biografia, Drama
Director: Ron Howard
Com: Russell Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly 

 

4. Um filme com uma família disfuncional




Título: Sete dias sem fim (This is where I leave you)
Duração: 1h43m
Ano: 2014
País: USA
Género: Comédia, Drama
Director: Shawn Levy
Com: Jason Bateman, Tina Fey, Jane Fonda



5. Um filme baseado num livro (Baseado no livro homónimo de Truman Capote)




Título: Boneca de luxo (Breakfast at Tiffany's)
Duração: 1h55m
Ano: 1961
País: USA
Género: Comédia, Drama, Romance
Director: Blake Edwards
Com: Audrey Hepburn, George Peppard, Patricia Neal



6. Um filme que a Dora já tenha falado no canal




Título: Ele está de volta (Er ist wieder da)
Duração: 1h56m
Ano: 2015
País: Alemanha
Género: Comédia
Director: David Wnendt
Com: Oliver Masucci, Thomas M. Köppl, Marc-Marvin Israel

 
7. Um filme passado num país que queiras visitar (EUA)



 Título: Hotel Transilvania 2
Duração: 1h29m
Ano: 2015
País: USA
Género: Animação, Comédia, Família
Director: Genndy Tartakovsky
Com: Adam Sandler, Andy Samberg, Selena Gomez
Classificação: 8 estrelas no IMDB



Um filme fofinho e bem-disposto que nos faz ver que, o que na verdade importa é o interior sendo extremamente importante gostarmos dos outros por aquilo que eles são e não por aquilo que gostávamos que fossem. 
 

8. Um filme dos anos 80



 
Título: O clube (The breakfast club)
Duração: 1h37m
Ano:1985
País: USA
Género: Comédia, Drama
Director: John Hughes
Com: Emilio Estevez, Judd Nelson, Molly Ringwald

 
  
9. Um filme europeu (Filme de Portugal)



Título: A canção de Lisboa
Duração: 1h50m
Ano: 2016
País: Portugal
Género: Comédia, Musical, Romance
Director: Pedro Varela
Com: César Mourão, Luana Martau, Miguel Guilherme
Classificação: 7 estrelas no IMDB


O último remake de clássicos portugueses. Uma adaptação à realidade dos nossos dias que não deixa de ter várias coisas com as quais nos vamos identificando. Um filme bem disposto que retrata a vida de um fanfarrão, eterno estudante universitário, que vive à custa das tias ricaças. Um pinga amor que acaba por se apaixonar e tem alguma dificuldade em adaptar-se a essa nova realidade. Gostei bastante do filme tal como dos restantes que foram lançados. Dos originais apenas tinha visto O pátio das cantigas embora não me lembrasse de grande coisa da história. Curiosamente, dos três, talvez tenha gostado mais d' O pátio das cantigas.

 
10. Um filme que acenda a fornalha




Título: Lúcia e o sexo (Lúcia y el sexo)
Duração: 2h08m
Ano: 2001
País: Spain | France
Género: Drama, Romance
Director: Julio Medem
Com: Paz Vega, Tristán Ulloa, Najwa Nimri



11. Um filme cujo título original comece pela primeira letra do meu nome




Título: Este país não é para velhos (No country for old men)
Duração: 2h02m
Ano: 2007
País: USA
Género: Crime, Drama, Thriller
Director: Ethan Coen, Joel Coen
Com: Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin


 12. Um filme que não posso adiar mais (Um filme que estou para ver desde que saiu e que já coloquei em várias TBS)




Título: O renascido (The revenant)
Duração: 2h36m
Ano: 2015
País: Hong Kong | Taiwan | USA
Género: Adventure, Drama, Thriller
Director:  Alejandro González Iñárritu
Com: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Will Poulter

Desafio Literário | Book Bingo Leituras ao Sol

Com o Verão chegam novas iniciativas de leituras sendo que, habitualmente, a minha vontade de ler aumenta. Ao ver os novos desafios, não deixo de querer participar embora, tendo em conta o meu ritmo de leitura, muitas das vezes não seja bem sucedida pelo facto de não cumprir grande parte dos desafios propostos. Contudo, acredito que o importante seja mesmo participar, ler coisas que não contávamos ler e dar oportunidade a livros que estão há imenso tempo nas nossas estantes. 

Assim que vi a iniciativa da Isaura (Jardim de mil histórias), da Tita (O prazer das coisas) e da Sara (O encanto das histórias), quis participar. Estas meninas são as moderadoras de um grupo do Goodreads no qual eu participo e que se intitula Leituras partilhadas. Este desafio super original é composto por  16 desafios e irá decorrer de 21/6/2017 a 22/9/2017. O objectivo é completar uma das linhas do bingo que deixo abaixo quer seja na horizontal, vertical ou diagonal. Claro que se se conseguir ler mais livros, e, porventura, fazer bingo, fantástico. 



Eu, como ambiciosa e sonhadora que sou (sim, porque quase de certeza que nem irei ler metade), escolhi um livro para cada categoria. Até porque adoro todo o processo de planeamento e escolha dos livros =)

Seguem-se então as categorias e os livros por mim escolhidos muitos dos quais estão "pendurados" há muito muito tempo e já constaram em várias TBR anteriores. Vamos ver se é desta que são lidos.

1. Esquecido na estante




2. Capa que te lembre o Verão



3. Local onde gostarias de passar férias (EUA)


 
4. Vencedor de Prémio Literário


5. Chick-Lit (fiz um pouco de batota e incluí este de lad-lit)


6. Passado num continente diferente (Ásia)



7. Autor estreia (Albert Salvadó)



8. BD/GN/Mangá



9. Clássico português



10. Recomendado



11. Juvenil/YA



12. Autor preferido (neste caso, acaba por ser uma das autoras que já li mais)







13. Emprestado



14. Género preferido (um dos que mais gosto e mais leio, chick-lit)



15. Adaptado TV/Cinema



16. Autor lusófono



Para já, tenho em andamento duas leituras. Estou a ler: O anel de Átila de Albert Salvadó e Cléo de Helen Brown. Ainda durante este fim-de-semana, conto começar a ler o livro Para a minha irmã uma vez que este se incluí no projecto #anocomjodi e integra a leitura conjunta do mês de Julho.