domingo, 12 de março de 2017

Opinião #4: A lista de Schindler, Thomas Keneally


Editora: Colecção Mil Folhas Público
Ano publicação: 2003
Nº páginas:  448 páginas
Pontuação atribuída: 3 estrelas no Goodreads


Este livro é um relato da vida de Oscar Schindler, da forma como este salvou milhares de judeus dos campos de extermínio e da forma como este viveu após o término da 2ª guerra mundial. Atendendo à temática abordada, o livro acaba por retratar episódios bastante cruéis e difíceis de imaginar. 


"Havia uma enorme quantidade de anéis de criança e era necessário um controlo racional e frio do conhecimento da sua proveniência. Os joalheiros só fraquejaram uma vez: quando os SS abriram uma mala de onde saíram dentes de ouro ainda sujos de sangue. Ali, numa pilha junto aos joelhos de Wulkan, estava, representadas as bocas de milhares de mortes, cada um deles a pedir-lhe que se juntasse a eles..."

"...utilizavam as pessoas como força de trabalho, durante uns tempos, mas a sua função última era a morte e produtos derivados - a reciclagem das roupas, das jóias e óculos remanescentes, de brinquedos e até da pele e dos cabelos dos mortos."

 
Tive bastante dificuldade em acompanhar a narrativa. Por vezes, senti mesmo que havia uma falta de encadeamento entre os diferentes capítulos. Acaba por ser algo enfadonho. A leitura acabou por ser pouco fluída e bastante difícil de terminar.
É um livro que tem adaptação cinematográfica da qual toda a gente fala maravilhas. Espero vê-la brevemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário