sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Opinião #11: O pintor debaixo do lava-loiça, Afonso Cruz












Editora: Caminho
Ano publicação: 2011
Nº páginas:  176 páginas
Pontuação atribuída: 5 estrelas no Goodreads


Mais um livro de Afonso Cruz que amei. Até agora só li os livros infantis do autor e, mesmo assim, que escrita maravilhosa. Mal posso esperar para ler os livros para adultos sendo que alguns deles já moram cá em casa.
A escrita é deliciosa, poética e com o seu quê de sonhadora e de mente inquieta. Pelo menos, ao ler Afonso Cruz, sinto-me assim. 

Esta história é baseada num episódio que ocorreu com os avós do autor. Uma história familiar que foi passando de boca em boca e chega agora ao papel. Acho que isso torna o livro super pessoal e extremamente especial.
O livro narra a história de um pintor judeu que, no século XIX, tendo em conta toda a perseguição aos judeus, se vê obrigado a fugir para sobreviver. Surpreendentemente, é ajudado por algumas pessoas e acaba por ir parar debaixo de um lava-loiça o que não deixa de nos trazer várias metáforas sobre a importância da vida, da generosidade e da dimensão do ser humano. 

Um livro bonito de um autor que para mim, se tem revelado maravilhoso. Uma história que vou querer partilhar com outros. 


"O mundo inteiro puxa-nos para baixo, mas as mãos de quem gosta de nós atiram-nos para o alto. Sem se cansarem"

"O amor(...) é uma casa sem telhado, pois quando olhamos para cima vemos o céu."

Sem comentários:

Enviar um comentário