domingo, 12 de fevereiro de 2017

Wrap up: Reading about reality

Anteriormente, já tinha dado a conhecer esta iniciativa organizada pela Sara Cristina e pela Alexandra Pedro. Hoje, venho falar das leituras que consegui fazer para este projecto.
Antes de mais, quero dizer que, estou surpreendida comigo mesma pelo facto de ter conseguido ler tudo aquilo a que me propus. Certo é que são livros curtinhos mas, apreciei bastante a sua leitura. Importante referir que, tive conhecimento de algumas delas através da iniciativa e outras estavam na minha TBR e, se não fosse esta maratona, lá continuariam durante algum tempo.
Achei os desafios super originais e bastante pertinentes sendo que, a maratona foi cuidadosamente planeada pelas duas meninas. Na página do Facebook, houve bastante interacção entre os participantes sendo esta fomentada pelas organizadoras. Fico à espera de mais iniciativas destas meninas. 


1. Livro que inclua desigualdades de direitos humanos.



Editora: Associação Portuguesa de Mulheres Juristas
Ano publicação: 2016
Nº páginas: 127 páginas
Pontuação atribuída: 5 estrelas no Goodreads


Trata-se de um livro feito em parceria com a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas que relata histórias de violência doméstica e, concomitantemente, determinação do poder parental. Acima de tudo, o livro retrata experiências de vida traumáticas que, muitas vezes, são presenciadas por menores.
Gostei muito do livro e da forma como são dadas a conhecer as histórias de vida daquelas mulheres. Sem dúvida que, esta leitura, me deixou a pensar no quão cruel pode ser o Homem. De reflectir é também a forma como a justiça por vezes não intervém adequadamente havendo algumas lacunas no sistema. Pelo que pude compreender, os processos por violência doméstica decorrem em instâncias criminais enquanto os de regulação do poder parental são resolvidos em tribunais de família. O que acontece é que, na grande maioria das vezes, não ocorre partilha de informação entre as instâncias.


2. Livro que inclua um exemplo do impacto do ser humano na natureza.


Editora:Random House Books for Young Readers
Ano publicação:1998
Nº páginas: 72 páginas
Pontuação atribuída: 5 estrelas no Goodreads

Um livro para crianças com uma mensagem importantíssima sobre o impacto do homem na natureza particularmente sobre a desflorestação, a poluição e a migração de espécies animais devido a ambos os factores.
Adorei a escrita do autor e a forma como, por vezes, escreve a rimar.
Também é super original o facto de criar um "mundo" e palavras a ele relacionadas. 
As ilustrações são maravilhosas e, adoro o facto de não ser visível a face do "vilão". Na minha opinião, é quase que uma analogia ao facto de poder representar qualquer ser humano que, com as suas acções, pode prejudicar o meio ambiente.


3. Livro que fale sobre alguém que mudou/influenciou a maneira de pensar do mundo.




Editora: Edinter
Ano publicação:1993
Nº páginas: 32 páginas
Pontuação atribuída: 5 estrelas no Goodreads




Gostei muito de ler este pequeno livro e de saber mais sobre a grande mulher e cientista que foi Marie Curie. Uma leitura descomplicada mas muito prazerosa e instrutiva.



4. Livro sobre uma personagem que tem algum tipo de transtorno psicológico/necessidade educativa especial. 

 
Editora: Raríssimas
Ano publicação: s/d
Nº páginas: 180 páginas
Pontuação atribuída: 3,5 estrelas no Goodreads

Um livro que engloba um conjunto de históricas verídicas contadas na primeira pessoa. São vidas marcadas por doenças raras com tudo aquilo que isto comporta.
Confesso que não foi uma leitura extremamente impressionante mas, globalmente, até gostei. Acabou por ser assim um misto de sensações e sentimentos. Gostei de algumas histórias/capítulos e outras achei um pouco "forçadas", digamos assim. 
Para mim, as mais marcantes foram a relativa à Síndrome de Apert e a relativa à Esclerose Lateral Amiotrófica. Fiquei com a sensação de se tratarem de situações em que, quer a família quer a pessoa doente, continuam a fazer de tudo pela autonomia, não se resignando e procurando sempre fazer o que lhes continua dar prazer.





Sem comentários:

Enviar um comentário