sábado, 6 de janeiro de 2018

1º Aniversário Blog O mundo da Pingui







Já venho uns dias atrasada mas não quero deixar passar esta data em branco. Este meu cantinho da blogosfera comemorou um ano no passado dia 3 de Janeiro de 2018. Passados 67 posts, continua um bebé. Um bebé ao qual não tenho conseguido dar tanta atenção quanto gostaria mas, não obstante, um bebé de que me orgulho bastante.


Vou tentar manter-me por aqui e, neste novo ano, espero conseguir postar de forma mais regular e com maior qualidade e substância. Vou tentar comprometer-me a colocar pelo menos um novo post por semana. 

O principal tema continuará a ser a literatura não fosse eu uma livrólica incorrigível. Espero conseguir obter mais seguidores e que estes me vão dando mais feedback às minhas publicações, através de comentários que, sempre que possível, irei responder. Só assim é possível haver comunicação entre nós e apenas dessa forma conseguirei compreender a opinião daqueles que me lêem. 

O passado ano de 2017 foi profícuo em objectivos literários. Propus-me a participar em vários projectos, fiz leituras conjuntas e estabeleci algumas metas. Houve momentos em que fui bem sucedida e outros que não me correram tão de feição. Em termos do Goodreads havia estabelecido como meta, ler 50 livros em 2017 e consegui atingir esse objectivo. Segundo o Goodreads:

- Li 13.640 páginas de um total de 55 livros
- O livro mais pequeno tinha 32 páginas e o maior tinha 568 páginas





Participei em alguns grupos do Goodreads. Li dois clássicos da literatura para o Clube dos clássicos vivos. Li O crime do Padre Amaro de Eça de Queiróz e Boneca de luxo de Truman Capote. Sem dúvida que gostaria de ter lido mais porque é um estilo literário que me desperta imensa curiosidade.

No grupo do Goodreads intitulado Leituras partilhadas, participei no desafio Abaixo a pilha 2017 e no desafio Leituras lusitanas 2017. O primeiro não me correu bem dado que não consegui chegar aos 20 livros lidos. Fiquei-me pelos 11 o que é muito mau porque quer dizer que continuo a comprar livros novos e a não ler os que andam cá por casa. Em relação ao segundo desafio, consegui superá-lo. Tinha-me proposto ler 12 livros de autores portugueses e acabei por ler 13. 

Quanto a outros projectos anuais que fui participando, quero mencionar o projecto Um ano com Jodi que começou em Junho e que continuará em 2018. A cada mês, é suposto ler um livro da autora e, até agora, consegui acompanhar todas as leituras. Estou também a participar no World Book Tour, um projecto do grupo do Facebook com o mesmo nome que irá continuar este ano. A cada mês lê-se um livro de um autor de determinado país. O objectivo como já falei aqui no blog é percorrer todos os países do mundo, pela ordem alfabética. Para este projecto que começou em Janeiro de 2016, li 5 livros correspondentes aos seguintes países: Afeganistão, África do Sul, Albânia, Alemanha e Andorra.

Participei também no projecto Historiquices d'A miúda Geek para o qual li 3 livros, um sobre Inês de Portugal, outro sobre Lucrécia Bórgia e outro de Agatha Christie.

Tinha também o projecto pessoal de ler 9 livros por mim seleccionados. Li 3 desses livros os quais deixo a imagem abaixo. 

63472356484848592221

Sem comentários:

Enviar um comentário