domingo, 28 de janeiro de 2018

Opinião #19: O diabo e a gemada, Sveva Casati Modignani

18631881 

Editora: Porto Editora
Ano publicação: 2013
Nº páginas: 168 páginas 
Pontuação atribuída: 3 estrelas no Goodreads


Já li vários livros desta autora e são, quase sempre, boas leituras. Leituras agradáveis e fluídas que me fazem querer ler mais e saber mais sobre os personagens. No final, dá sempre aquela nostalgia porque, pelo menos durante aquele período, fomos parte integrante das famílias retratadas, tal é a forma como sinto a escrita da autora.

Este livro é auto-biográfico e está redigido sob a forma de pequenas histórias. Retrata essencialmente aspectos da sua infância pautada pelos acontecimentos da 2ª Guerra Mundial. No final, dá-nos a conhecer algumas receitas que marcaram aquela fase da sua vida e neste ponto da escrita, tece uns breves comentários com referências ao prato que apresenta o que eu gostei particularmente.

Não desgostei do livro mas também não posso dizer que amei. Não me consegui envolver. Não consegui chegar à Sveva como habitualmente consigo chegar aos personagens que ela cria. 
À medida que prosseguia com a leitura, fui dando por mim a achar tudo demasiado repetitivo. A autora enfatiza imenso determinados aspectos da sua vida dando um tom algo crítico a determinados comportamentos de elementos da sua família para com ela. Parece ter uma mágoa especial para com a sua mãe e, ao longo do livro, senti isso em vários momentos. 

Sinceramente, talvez por já ter tido contacto com outras obras da autora, estava à espera de mais e de melhor. Não recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário