quarta-feira, 14 de março de 2018

Opinião #20 : A filha da floresta, Juliet Marillier


Editora: Bertrand Editora
Ano publicação: 2002
Nº páginas: 448 páginas 
Pontuação atribuída: 4,5 estrelas no Goodreads


Confesso que não tenho por hábito ler muitos livros de fantasia. No entanto, tenho vindo a descobrir o gosto por ler este estilo literário e era uma grande falha não ter lido nada desta senhora que dá cartas a este nível. Comecei e terminei no passado mês de Fevereiro, o primeiro volume da Trilogia Sevenwaters e gostei tanto que mal posso esperar por continuar com a saga.

Já tinha ouvido críticas muito positivas aos livros desta autora e a esta saga em particular. Tinha o livro emprestado há já algum tempo e a leitura conjunta criada pela Mafalda do canal A outra Mafalda veio mesmo a calhar para me decidir a pegar-lhe. Ao longo do ano, decorrerão leituras conjuntas para todos os livros desta saga. As datas estão no grupo do Goodreads criado para esse mesmo efeito.

Começo por dizer que lhe atribui 4,5 estrelas no Goodreads.

Confesso que no início não foi muito fácil de entrar na história e estava a achar o ritmo algo lento. Para além disso, e pelo facto de ter lido o livro A última feiticeira de Sandra Carvalho no ano passado, estava a achar as semelhanças demasiado óbvias. Já tinha ouvido algumas opiniões nesse sentido e, realmente, é bastante flagrante. No entanto, acho que, ao embrenhar-nos nas histórias, ambas acabam por se diferenciar.

Com o decorrer da leitura d'A filha da floresta, fui começando a compreender melhor o mundo de fantasia criado pela autora que tem por base crenças ancestrais e, comecei a gostar cada vez mais da narrativa e a dar por mim a querer ler mais. As personagens foram começando a cativar-me tal como as histórias de cada uma delas.

Esta história passa-se na Bretanha e na Irlanda numa época em que as guerras pelos domínios dos senhores eram algo bem presente. Colum é o senhor de Sevenwaters e tem sete filhos. Seis homens e uma rapariga, Sorcha. Esta está destinada a proteger a sua família. Sozinha, passará por várias privações com vista a manter a unidade familiar.

Neste volume, há uma premissa central que se vai desenvolvendo mas, paralelamente, é-nos dada a conhecer a história de várias personagens.  A autora traz-nos um mundo que pode ser bastante real se bem que inundado de várias crenças e algum misticismo. Fala-nos de seres da floresta, druidas e feiticeiras. O livro é assim um misto entre fantasia, mistério e romance. Tem um pouco de tudo e conseguiu agarrar-me. Já tenho o próximo comigo =)


Sem comentários:

Enviar um comentário