quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Opinião #15: A papisa Joana, Donna Woolfolk Cross


Editora: Editorial Presença 
Ano publicação:2000
Nº páginas:  458 páginas
Pontuação atribuída: 5 estrelas no Goodreads

Classificado dentro do género romance histórico, este livro narra a história de Joana de Ingelheim, uma mulher que entra dentro do mundo do clero e que, segundo a autora, chega a ser eleita papa. 
Denota-se que teve por base uma pesquisa exaustiva por parte da autora a qual se baseou em muitos factos verídicos e algumas incongruências cronológicas que a igreja católica supostamente foi engendrando. Pelo meio surge a ficção claro está mas, não obstante, esta não deixa de ser uma obra de grande qualidade. Cheguei a ela por meio de vídeos de recomendação de romances históricos particularmente pela opinião da Claúdia do canal e blog A mulher que ama livros e que acabei por encontrá-la na minha biblioteca não tendo resistido a trazê-la comigo. 

Para além do que já referi, o livro enfatiza aspectos relacionados com a diferença entre os sexos. As mulheres como aquelas que tinham que ficar em casa, tratar da lida doméstica e dos filhos e os homens como aqueles que poderiam ter uma profissão e auspiciar algo maior como era considerada a vida eclesiástica. Até mesmo os pais desejavam ter filhos homens que pudessem dar continuidade ao seu legado e nos quais eram depositadas grandes esperanças de futuro. São aspectos impressionantes que não deixam de criar uma certa incredulidade. Pensar que, embora a grande desigualdade que prevalece na sociedade actual, se vivêssemos naqueles tempos, quão pior seria? Quantas coisas que actualmente damos como adquiridas e como direitos veríamos negadas pelo simples facto de termos nascido mulheres?

Surge também o romance entre Joana e um nobre uns anos mais velho. Um amor que se revelará  impossível tendo em conta todas as vicissitudes com que se depara. Não deixa contudo de ser um amor bastante forte e capaz de ultrapassar barreiras mas que infelizmente, não estará destinado a prevalecer. 

É um livro muito muito bom que não posso deixar de recomendar. Mais uma excelente leitura que tive o privilégio de fazer durante este Verão. É um género que não tenho por hábito ler e que não conheço muito bem pelo que desconheço se a autora tem mais algum livro e se a ter, será tão bom ou melhor que este. Vou investigar mas, se souberem, deixem nos comentários. Aconselhem-me também bons autores dentro do género e quiçá alguns títulos.

2 comentários:

  1. Adoro este livro! Li-o há algum tempo e tornou-se num favorito da vida! Muito bom mesmo!!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente um bom livro. Está extremamente bem escrito.
      Beijinhos

      Eliminar