segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Opinião #34: A dália azul, Nora Roberts








Editora: O cinco selo
Ano publicação: 2007
Nº páginas:  290 páginas 
Pontuação atribuída: 4 estrelas no Goodreads



Costumo gostar das obras da Nora Roberts embora reconheça que, como tantos outros autores, esta tenha a sua "fórmula" de sucesso. Tem imensos livros publicados sendo difícil não nos perdermos nos títulos dos mesmos e nas séries que alguns integram. Na sua maioria, as leituras que tenho feito das suas obras têm sido agradáveis. Gosto deste tipo de romances que nos fazem sonhar um pouco e que nos dispõem bem. Lêem-se bastante rápido e até nos prendem à leitura.

Já há algum tempo que não lia nada da autora mas aproveitei a maratona #lernoraroberts que decorreu de 4 a 10 de Fevereiro de 2019 e que foi organizada pela Sandra Sousa para pegar num dos livros da autora que tinha por ler. Sinceramente, até pensei que tinha mais títulos por ler mas acabei por verificar que tinha um livro solto de uma saga (sendo que não era o primeiro) e que tinha os três livros pertencentes à trilogia No jardim que se inicia com o livro que acabei por escolher e que hoje trago a opinião.

Como referi,  A dália azul é o primeiro volume da trilogia No jardim. Seguem-se-lhe A rosa negra e O lírio vermelho. Neste primeiro volume são-nos apresentadas três personagens femininas de forte carácter e com histórias de vida marcantes, Stella, Rosalind e Hayley. No entanto, a história centra-se sobretudo em Stella e adivinha-se que os próximos volumes recaiam sobre as restantes personagens. 

Stella é uma mulher de 30 e poucos anos com dois filhos pequenos e que, após uma tragédia de vida, decide regressar às suas origens não só para se descobrir como também para procurar dar um futuro melhor aos seus filhos. É neste ponto que a sua vida se cruza com a de Rosalind Harper, actual proprietária da Harper House e da empresa No jardim. Esta torna-se sua patroa e Stella, os seus filhos e o seu cão passam a residir na mansão da família Harper. Claro que entre ambas vai crescendo uma amizade e Stella conta com o apoio desta família para prosseguir com a sua vida o que, inevitavelmente, vai implicar que se comece a apaixonar e desenvolva um relacionamento que à partida, não parecia ser possível de ocorrer. Parece que aqui a expressão "Os opostos atraem-se" caí que nem uma luva.

Pelo meio, a autora vai-nos introduzindo um toque de sobrenatural na medida em que introduz na história a personagem da Noiva Harper, um fantasma que assombra a Harper House há várias gerações e que parece ter maior proximidade com crianças. O fantasma demonstra estar pouco satisfeito com o facto de Stella começar a envolver-se amorosamente e chega a provocar uma situação bastante tensa para todos. Perante os aparecimentos cada vez mais frequentes da Noiva Harper, os habitantes da casa decidem investigar a quem é que poderia pertencer o fantasma. Para tal, investigam os arquivos da família e recorrem a um especialista em genealogia. 

Como disse, este foi um romance bastante agradável de ler embora reconheça que possa não ser muito marcante nem ser uma leitura para a vida. Fez-me querer saber sempre mais sobre a história e os seus personagens e fez com que queira continuar com a trilogia para poder voltar a esta família. Não lhe poderia dar menos de 4 estrelas embora este não seja de todo um livro que tenda a ser consensual. Muita gente não se irá identificar com o estilo criado pela autora e, quem não gosta de romances com o seu quê de melosos, nem vale a pena experimentar. 


2 comentários:

  1. Romances melosos? Uma história de amizade e amor? Um fantasma que não aprova o relacionamento? É suficiente para mim!
    Conheço a Nora Roberts há algum tempo, de ver o nome delas nas estantes das livrarias e bibliotecas, mas nunca lhe dei mais que um ou dois minutos de atenção. Julgava que as histórias que ela tinha para contar não eram para mim. Mas agora fiquei com a pulga atrás da orelha. Ah, estes meus preconceitos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se perde nada em dar-lhe uma oportunidade mas tem realmente que se gostar um bocadinho que seja de romance :)

      Eliminar