quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Novo ano, novos projectos literários

Com o final de 2018 e o início de 2019, fui tendo vontade de me juntar a alguns projectos e também criar alguns pessoais. Neste post venho então partilhar convosco as minhas resoluções para o ano 2019. 

Defini dois desafios pessoais. Ambos transitam do ano passado dado que não consegui cumprir nenhum deles. Espero que seja agora!

Tenho então um desafio que tem a ver com umas listas que encontrei há imenso tempo na internet e que guardei nos meus ficheiros. Adoro listas literárias e criar objectivos para procurar completá-las. Esta lista em concreto tem a ver com 20 livros que todos deveríamos ler até aos 20 anos. Na realidade, são várias listas criadas por nove autores portugueses. Já passei a barreira dos 30 mas penso que nunca é tarde para tentar ler alguns livros que, na opinião destas mentes literárias, já deveria ter lido. 

Ora então o que é que eu fiz? Aleatoriamente, escolhi um livro das nove listas disponíveis. Eliminei, claro está, os livros que já tinha lido. Tal acabou por resultar nesta lista de livros para ler em 2019 os quais espero incluir em alguns outros desafios/maratonas.


Para além disso e pegando num projecto que a Elisa (A miúda Geek) tinha criado no ano passado e que me propus participar, mais uma vez sem sucesso, transita para este ano o projecto #Livroscom32anos. E livros com 32 anos porque é a idade que irei fazer em 2019. O projecto tem quatro categorias relacionadas com o ano de nascimento que, no meu caso, é 1987. As categorias são:

1. Vencedor Man Booker Prize: Uma história do mundo, Penelope Lively

2. Vencedor prémio Pulitzer Ficção: A summons to Memphis, Peter Taylor

3. Vencedor prémio Nobel da Literatura: Marca de água, Joseph Brodsky

4. Nascido em... 25 de Junho (para esta categoria vou fazer uma pequena batota dado que não encontro nenhum autor que me interesse em particular e que tenha nascido no mesmo ano que eu. Escolhi então um autor que nasceu no mesmo dia que eu, 25 de Junho): Rio das flores, Miguel Sousa Tavares

Em termos de desafios anuais criados por outras pessoas, quero mais uma vez participar no Ultimate Popsugar Reading Challenge 2019 e espero conseguir participar de forma regular nos desafios: #Lusiteratura criado pela Patrícia Rodrigues; no The Bibliophile Club e no Ano colorido da Beabooks

Em Janeiro, no #Lusiteraturas devemos ler um livro de categoria livre. Quero ler o livro de poesia Clepsidra de Camilo Pessanha para assim também ler um dos livros do meu Desafio pessoal 2019. 

Para incluir no #anocolorido, comecei ontem, em leitura conjunta com várias meninas, o livro Shirley de Charlotte Bronte dado que, apresenta a cor branca na capa. 

No The Bibliophile club, Janeiro é o mês de ler não-ficção/auto-ajuda. Já consegui completar este desafio logo nos primeiro dias do ano ao ler o livro Coisas que uma mãe descobre de Filipa Fonseca Silva. 


Penso estar a ser demasiado ambiciosa dado que 2019, prevê ser um ano de grande mudanças ao nível da minha vida pessoal mas, vamos ver como corre.

E vocês, em que desafios estão a pensar participar? Contem-me tudo...

2 comentários:

  1. No início do ano fico sempre entusiasmada com os desafios que vão surgindo por aí e tento participar mas o certo é que depois o balanço final deixa muito a desejar. O ano passado também me tinha proposto a participar nesse projecto da Miúda Geek que achei muito interessante e também acabei por lhe passar ao lado, mas como pode ser feito em qualquer ano quero voltar a ele.
    Também me vou aventurar no Lusiteratura e no Bibliophile Club e pouco mais porque em 2019 não quero ter mais olhos que barriga e quero chegar ao final com um balanço mais positivo. Se quiseres "cuscar" os outros desfios em que vou participar espreita aqui.
    https://vicio-dos-livros.blogspot.com/2019/01/2019-com-resolucoes-drasticas.html
    ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acabo por ambicionar demasiado mas vamos ver como corre =)

      Eliminar