terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Opinião #31: Tríptico, Karin Slaughter


Lido em E-book

Pontuação atribuída: 5 estrelas no Goodreads


Três pessoas com segredos perturbadores.
Um assassino sem nada a perder.

Isto é um pouco do que nos é revelado na sinopse. Trata-se do primeiro livro da saga Will Trent, um agente especial do Georgia Bureau of Investigation que aqui nos é apresentado pela autora. Também ele tem alguns segredos em relação ao seu passado e às relações que pautaram o mesmo. Algumas coisas são-nos reveladas neste primeiro livro da série mas penso que ainda há muito para descobrir em relação a esta personagem. 

O livro começa com o homicídio extremamente violento de uma prostituta em que Michael Ormewood, detective da Polícia de Atlanta é chamado a intervir. O corpo da mulher encontra-se  mutilado e o crime tem contornos de malvadez. Surge uma ligação a um crime ocorrido há bastante tempo e é aqui que a acção vai alternando entre o presente e o passado. 

Will Trent é chamado a intervir e a colaborar com Michael Ormewood o que não parece ser do agrado de nenhum deles. O primeiro não empatiza minimamente com Michael e acha que há qualquer coisa de estranho no seu comportamento. O segundo vê a intervenção de Trent como uma intromissão no seu trabalho, uma forma de exercer controlo.

Mais tarde surge uma outra personagem masculina, Jonathan Shelley. Um homem na casa dos 30 que, aos 15 anos, foi condenado à prisão pelo homicídio de uma outra adolescente que era sua coleha de escola. No presente este homem está em liberdade condicional e tenta reintegrar-se na sociedade, enfrentando os desafios com que se depara. 

Existe ainda uma outra personagem que considero importante para a acção. Trata-se de uma outra detective da polícia de Atlanta que trabalha como infiltrada numa rede de combate à prostituição. O seu nome é Angie.

As histórias de todas estas personagens vão-se cruzar e o que à partida nos parecia que ia decorrer de um modo, acaba por seguir outro caminho distinto. Não posso contudo dizer que a revelação surja  no final do livro. Penso que propositadamente a autora, acaba por nos dar essa informação talvez a pouco mais de meio da narrativa mas isso não contribuiu para que eu gostasse menos do livro. Pelo contrário, foi uma leitura que gostei muito de fazer e que não consegui parar. Foi viciante. 

Dou por mim a pensar que este género de livros acaba por ser cada vez mais do meu agrado. Não conhecia a autora embora seja o segundo livro que li dela. O que me motivou a lê-la foram as opiniões positivas da Dora Santos Marques e o #projectokarinslaghter organizado pela Dora e pela Maria João Covas. Este foi o livro escolhido para o mês de Janeiro e em Fevereiro, iremos continuar com a saga Will Trent. Vamos ler o segundo livro, "Fracturado". A leitura começa no final desta semana e já estou empolgada. 

E vocês, já leram alguma coisa da autora? Gostam deste género literário ou não vos diz nada?




4 comentários:

  1. Nunca li nada da Karin Slaughter, mas ultimamente tenho ouvido falar muito dos livros dela. Se deste 5 estrelas a esse livro então tenho mesmo de o acrescentar à minha lista, apesar de não ler policiais e mistérios com regularidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou lendo de forma intercalada com outras leituras mas é um género do qual gosto cada vez mais.

      Eliminar
  2. Eu comecei a ler o "Sabes Quem É?" em Dezembro também para o Projecto Karin Slaughter e estava a gostar mas como era muito grande e não o consegui acabar a tempo da discussão desmotivei e deixei-o de lado. Não sou muito dada a thrillers e muito menos com continuações mas a escrita da autora é empolgante e a história sempre inesperada. tenho de terminá-lo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "Sabes quem é?" acabei por não ler por não o ter conseguido arranjar a tempo. Em Fevereiro vamos ler o próximo da saga Will Trent. Não se pode dizer propriamente que tenham continuação. Penso que dá para lê-los de forma isolada. Claro que existem alguns pormenores da vida de determinadas personagens que devemos ir descobrindo ao longo dos livros.
      Mas o Tríptico dá perfeitamente para ler de forma isolada.

      Eliminar