quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Opinião #32: Quando Hitler me roubou o coelho cor-de-rosa, Judith Kerr


Editora: Caminho
Ano publicação: 1997
Nº páginas:  248 páginas 
Pontuação atribuída: 5 estrelas no Goodreads



Janeiro é mais uma vez um mês dedicado a leituras sobre o Holocausto. De há um tempo a esta parte, vem sendo hábito a Dora Santos Marques organizar este seu projecto que este ano adquire o nome #HOL74 dado fazer 74 anos desde a libertação de todos os presos dos campos de concentração. 

Já há muito tempo que queria ler este livro mas, de uma forma ou outra, ia adiando a sua leitura. Contudo, este foi o ano. 

Trata-se de um livro infanto-juvenil que está incluído no Plano Nacional de Leitura como sugestão para os alunos do 3º ano de escolaridade. É de fácil leitura e lê-se bastante rápido. No entanto, não deixa de ser impactante. É um livro inspirado na história de vida da própria autora e isso acaba por torná-lo ainda mais rico. Para além disso, saber que estas coisas aconteceram na realidade, é realmente tocante.

Aqui é-nos contada a história de uma menina de 9 anos chamada Anna e da sua família (pai, mãe e irmão). Decorre o ano de 1933 e Hitler é eleito. Tudo muda na sua Berlim natal  e inclusivamente no próprio continente europeu. O seu pai, inteligentemente, antecipa essas mudanças e faz com que a sua família vá para fora da Alemanha. Enquanto judeus, acaba por ser isto que os salva.

Ao longo dos anos, passam por vários países. Suiça, França e por fim, Inglaterra. A sua vida muda radicamente e, mesmo aos olhos de crianças que são, deparam-se com vários desafios e são confrontados com inúmeros obstáculos. De repente parace que deixaram de ter algum local que verdadeiramente pudessem chamar de casa, a sua pátria foi-lhes retirada. Deixaram de ser bem aceites em qualquer lado para onde vão.

É a perspectiva tão inocente de uma criança que a meu ver faz com que o livro seja original e comovente. Por vezes, a autora acaba por introduzir uns toques de humor que fazem com que certos temas não sejam abordados de forma tão pesada digamos assim.

É uma outra perspectiva sobre aquilo que foi o holocausto e o impacto que teve na vida de milhões de pessoas não se limitando aquelas que infelizmente, acabaram em campos de concentração. 

Não consegui deixar de dar-lhe 5 estrelas. É uma pontuação mais que justa para um livro que devia ser leitura obrigatória para toda a gente. 




4 comentários:

  1. É um livro que quero ler há imenso tempo. Só leio opiniões positivas.

    ResponderEliminar
  2. Já ouvi falar muito sobre esse livro e nunca o li, mas tudo o que seja sobre um holocausto desperta-me o interesse.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Como digo na opinião, é um pouco diferente do que já li sobre o tema mas é muito bom. E o facto de parecer tão simples é que, na minha opinião,o torna mais especial.

      Eliminar